10 boas razões para praticar exercício físico

0
61
Visualizações
SOLSOFT-BUNNER top

Com base em vários estudos e opiniões de especialistas o Daily Mail reuniu uma lista de dez boas razões para investir no levantamento de pesos:

1. Queima mais gordura. Um estudo norte-americano que comparou o levantamento de pesos com o treino aeróbico descobriu que os participantes que levantavam pesos e faziam treino cardiovascular perdiam até 40% mais gordura do que quem não fazia este tipo de exercício.

2. Os músculos queimam mais calorias. Um quilo de tecido muscular usa mais que o dobro da energia do que um quilo de tecido adiposo.

3. Fortalece os ossos. Um estudo norte-americano concluiu que quatro meses de treino de resistência aumenta a densidade óssea e aumenta os níveis de uma proteína que promove o crescimento ósseo em 20%.

4. Contribui para a saúde do coração. Estudos sugerem que o levantamento de pesos tem um efeito positivo na pressão arterial. Uma média de três treinos de lmusculação por semana reduzem o risco de AVC em 40% e a probabilidade de ataque cardíaco em 15%.

5. Emagrece a silhueta. Os músculos são mais densos do que a gordura, por isso levantar pesos pode fazer com que você ganhe algum peso. No entanto, um quilo de gordura ocupa cerca de 18% mais espaço no seu corpo do que o músculo, por isso ter mais músculos do que gordura acaba por afinar a silhueta.

6. Melhora o equilíbrio. Para as pessoas mais velhas, levantar pesos pode ser mais benéfico do que caminhar, pois um grupo de investigadores australianos descobriu que as quedas reduzem em cerca de 31% nas pessoas com mais de 70 anos depois de estas fazerem um treino de musculação.

7. Poderá ajudar-lhe a deixar de fumar. Um estudo realizado em 2011 descobriu que os fumantes que completavam um programa de 12 semanas de treino de levantamento de pesos tinham duas vezes mais probabilidade de conseguir deixar o vício, comparativamente aos que não levantavam pesos regularmente.

8. Ajuda da recuperação do câncer. Linfedema – um acúmulo de fluido nos braços e mãos – é um potencial efeito secundário da cirurgia para remover o câncer de mama e da radiação. E pode ocorrer meses ou anos após o tratamento. Estudos sugerem que os sobreviventes do câncer de mama que fazem exercícios levantando pesos têm menos probabilidade de ter linfedema do que os que não levantam pesos e veem os sintomas da condição agravados.

9. Melhora a vida sexual. Depois dos 30 anos os níveis de testosterona do homem começam a cair, podendo dar origem à disfunção erétil ou doenças mais graves como doenças cardiovasculares e diabetes. Os estudos sugerem que levantar pesos é uma ótima forma de reverter esse processo, uma vez que o corpo responde ao movimento de levantar pesos produzindo testosterona.

10. Ser mais feliz. Em geral o exercício eleva os níveis de serotonina, hormônio do bem-estar e felicidade, mas a musculação parece, segundo um estudo da Universidade do Alabama, equilibrar ainda melhor o humor e deixar-nos ainda mais felizes.

Fonte/noticiasaominuto

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta