Dólar no mercado informal de Luanda baixa para 390 kwanzas

0
62
Visualizações
SOLSOFT-BUNNER top

Depois de rondar os 400 kwanzas (2,28 euros) por cada dólar, na semana anterior, a cotação no mercado de rua, conforme a Lusa constatou hoje, voltou a descer, agora para cerca de 390 kwanzas (2,22 euros).

Trata-se de uma nova quebra na cotação média do mercado informal, no espaço de uma semana, segundo as rondas habituais realizadas pela Lusa e numa altura em que persistem limitações no acesso a divisas nos bancos, mesmo nas contas em moeda estrangeira.

Este novo mínimo contrasta com o pico de 500 kwanzas (2,85 euros) por cada dólar dos primeiros dias de janeiro.

Na ronda feita hoje pela Lusa, as ‘kinguilas’ de Luanda, como são conhecidas as mulheres que se dedicam à compra e venda de divisas, atividade ilegal, continuam a justificar a quebra com a falta de kwanzas suficientes para realizar as trocas, o que acaba por valorizar a moeda nacional.

Face à falta de dólares nos bancos, estas taxas de rua já estiveram próximas dos 600 kwanzas por cada dólar em agosto e julho, depois de máximos de 630 kwanzas em junho.

Entretanto, a nova legislação do BNA impede desde fevereiro o levantamento de moeda estrangeira nas contas em bancos nacionais a não residentes cambiais, o que pode constituir um novo foco de pressão na cotação do mercado de rua.

Fonte: Lusa/Angorrusia

Deixe seu comentário!