Kanguimbo Ananaz é a Mestre da literatura infantil em Angola

Cristina Ananaz mais conhecida por Kanguimbo Ananaz, defendeu o seu mestrado esta terça-feira (02 de Agosto), na Universidade Agostinho Neto em Luanda. 

Numa cerimónia intimista, em companhia de familiares e amigos, Kanguimbo defendeu o tema ‘ A literatura infantil angolana após independência.

Com corpo de jurados forte, a consultora social contou que a defesa não foi ‘mil maravilhas’ mas conseguiu obter 14 valores.

“Não foi fácil mas a minha vida tem sido assim, nada me é dado de bandeja mas sinto me feliz porque agora vou para o doutoramento. O meu tutor que é também reitor de uma das universidades de Moçambique incentivou-me para continuar a investigar, encorajou- me o doutoramento e tenho de agradecer”, avançou.

A autora da obra “Pétalas Rasgadas”, apelou as mulheres a optarem sempre pela formação académica. “Para todas as mulheres principalmente as zungeiras , digo que nos dias que estiverem livres vão as aulas de alfabetização, até podem levar os vossos filhos e depois verão o fruto de tanta dedicação em vossa formação”, aconselhou. Para terminar, Kanguimbo Ananaz agradeceu o apoio de todos. “Agradeço a Deus pela recente nomeação como DG da Casa da Cultura, a todos que apoiaram-me, foram dias difíceis, noites sem dormir, vou continuar a lhe dar com todos independentemente do estatuto social”, finalizou.

Nascida aos 3 Fevereiro de 1959, na Província do Namibe, Kanguimbo Ananaz frequentou o 1º ano do ensino superior no curso de Biologia na Faculdade de Ciências, da UAN. Em 1992 ingressou para o Instituto Superior de Ciências da Educação ( ISCED), onde formou-se em Psicologia Em 2001, ingressou como membro da Brigada Jovem de Literatura de Angola.

Com mais de 15 obras literárias, Kanguimbo Ananaz é actualmente a responsável da “ Tchingapy editora”, conselheira da OMA (Organização da Mulher Angolana) e é ainda a presidente da Comunicação e Imagem da Miss Cidade de Luanda.

Deixe aqui a sua opinião!